Desmatamento do Cerrado pode levar à extinção de milhares de plantas


O Bioma possui cerca de 13 mil espécies de plantas, é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e perde cerca de 0,5% de área por ano. De acordo com dados do Programa de Controle e Prevenção do desmatamento, do Ministério do Meio ambiente, apenas em 2015 foram degradadas 9.483km² desse bioma. A Amazônia que é um bioma que ocupa uma área duas vezes maior que a área do cerrado desmatou cerca de 6,4 mil km².

Cerrado / Agência Brasil

Um problema que favorece o desmatamento é a falta de uma legislação para inibir o desmatamento predatório. O cerrado também sofre com a exploração do agronegócio. Propriedades privadas próximas as unidades de conservação são obrigadas a preservar somente 20% da área nativa. Esses e outros fatores comprometem a preservação da biodiversidade do cerrado.

Em 2017, pesquisadores do Instituto Internacional para a Sustentabilidade e de outras instituições nacionais e internacionais divulgaram um artigo na revista científica Nature Ecology and Evolution onde foram divulgados dados preocupantes sobre a conservação das matas no país. Segundo o artigo, o bioma cerrado perdeu cerca de 46% de sua vegetação nativa, e só cerva de 20% do bioma permanece totalmente intocados. O artigo também divulga, que até 2050 o bioma pode perder até 34% do que ainda resta.

Essa degradação levará à extinção 1.140 espécies endêmicas do cerrado. Esse número é oito vezes maior do que o de plantas extintas em todo o mundo desde que começaram os registros, no ano de 1.500.  Em 30 anos os pesquisadores apontam que o cerrado brasileiro pode ter a maior extinção de plantas da história.

Porém, ainda de acordo com o estudo, restaurando áreas do cerrado que foram menos degradadas seria possível reverter até 83% dessas possíveis extinções. E você o que tem feito para preservar o Cerrado brasileiro ?

 

Fonte: https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2018/06/degradacao-do-cerrado-pode-levar-a-extincao-de-milhares-de-plantas.html

Clica aí !

CLICANDO EM QUALQUER ANÚNCIO DESTE SITE VOCÊ JÁ ESTÁ NOS AJUDANDO A LHE MANTER BEM INFORMADO E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!
Anterior Programação aniversário do zoólogico de Brasília
Próximo Você sabe qual o tipo de lixo mais abundante nos oceanos?