Aardvark, o misterioso e desconhecido animal africano


Com “cara” de porco, orelhas de coelho e muitas vezes confundido com o tamanduá. Este é o misterioso Aardvark! Sim ele existe, mas sua ocorrência está restrita a alguns países do continente africano.

Segundo o biólogo Vitor Lima de Froza, do canal “Trocando Ideias de Biologia”, “­este simpático e diferente mamífero é endêmico da África e se alimenta de cupins e formigas, e deste modo é classificado como um mamífero mirmecófago” (aquele que se alimenta de formigas).

Porco formigueiro / aadvark
Aadvark Fonte: https://animalia.bio/aardvark

Este animal também é conhecido como “porco-formigueiro”, mas ele na realidade não é próximo aos porcos, na realidade ele é o único representante de sua ordem. O nome Aardvark, pelo qual o porco-formigueiro é conhecido em vários países, significa literalmente “porco-da-terra” (aarde, “terra”, e vark, “porco”).

São animais noturnos e solitários que não mantêm territórios, deslocando-se com frequência em um território em busca de fontes de alimento como formigueiros e cupinzeiros. Eles podem andar até 30 km !

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Porco-formigueiro#:~:text=O%20porco%2Dformigueiro%2C%20aardvark%20ou,Orycteropus%20(oricteropo%20ou%20orict%C3%A9ropo).

Canal do Youtube: Trocando Ideias de Biologia.

Foto: https://animalia.bio/aardvark

Anterior Tutorial - Como mandar seu nome para MARTE
Este é o post mais recente.