Você sabe qual a importância do Cerrado?


Cerrado

Todo mundo já ouviu falar na importância que o Cerrado tem, além da sua biodiversidade única. Mas você sabe por que, afinal, o bioma é tão importante?

Posted by BBC Brasil on Monday, 5 March 2018

Um vídeo da BBC Brasil explica em poucas palavras a importância do Bioma Cerrado.

O cerrado é a vegetação mais antiga do planeta à primeira vista parece seco, mas a umidade está sob da terra. A água está muito profunda, então as plantas desse bioma desenvolveram um sistema radicular que muitas vezes chega a 20 vezes a área que a planta tem acima do solo, uma espécie de 5 metros de altura pode ter uma raiz de 100 metros.

O Cerrado já foi desmatado em cerca de 50%, isso por conta de lavouras de soja, milho, feijão que, obviamente, não possui a mesma função ecológica das espécies nativas. Milhares de espécies dão lugar a apenas uma, isso é uma perda imensurável. Mal comparando, vale lembrar que apenas uma árvore destruída dá fim a uma enorme relações entre espécimes como líquens, fungos, bactérias, vários artrópodes, e outros seres.

Além de tudo isso, o cerrado possui 108 frutas e dentre elas 40 são exploradas comercialmente. Apesar do ganho comercial das frutas, o mais importante é a  floresta subterrânea de raízes. Ela é fundamental para levar água aos lençóis freáticos e aquíferos de até 1.800 metros de profundidade.

Veja o vídeo e entenda um pouco mais da importância desse bioma maravilhoso que é o Cerrado.

 

Clica aí !

CLICANDO EM QUALQUER ANÚNCIO DESTE SITE VOCÊ JÁ ESTÁ NOS AJUDANDO A LHE MANTER BEM INFORMADO E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!
Anterior Ornitorrinco não é pato, nem Castor, nem ave?
Próximo Os Desertos verdes e a alelopatia. Qual a relação?

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *