Ornitorrinco não é pato, nem Castor, nem ave?


O Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal que desperta curiosidade, exclusivo da Oceania o ornitorrinco é um mamífero. Apesar da sua grande variação morfológica como bico e nadadeiras parecidas com a de pato, calda de castor e colocar ovos o ornitorrinco possui pelos e leite materno característicos de mamífero.

O Biólogo Henrique do Canal Fala Bicho Fala Planta explica em detalhes a morfologia deste animal tão interessante.

Esse animal se alimenta de minhocas, larvas, insetos aquáticos e peixes. Possui mecanismo semelhante ao de tubarão capaz de captar impulsos elétricos que auxiliam na predação aquática. Durante o período reprodutivo o macho pode liberar peçonha (veneno), que é usado na disputa pela fêmea, essa peçonha é semelhante a peçonha de serpentes e aranhas.

Outra curiosidade desse animal é que a fêmea possui a glândula mamária, mas não possui a mama, o leite é secretado pelas glândulas como se fossem suor. No leite do ornitorrinco foram encontrados a proteína “Shirley Temple”, que tem um poder antibiótico impressionante capaz de matar superbactérias.

Veja o vídeo do biólogo Henrique e conheça mais sobre este animal tão diferente.

Clica aí !

CLICANDO EM QUALQUER ANÚNCIO DESTE SITE VOCÊ JÁ ESTÁ NOS AJUDANDO A LHE MANTER BEM INFORMADO E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!
Anterior Você conhece a Jararaca Dormideira?
Próximo Você sabe qual a importância do Cerrado?

1 Comentário

  1. eu acho o ornitorrinco muito lindo mesmo. pena que nunca vi um pessoalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *