FOGO JA CONSOME MAIS DE 14% DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, somado às cachoeiras em propriedades privadas é uma das maiores atrações naturais da região de Nordeste de Goiás que fica perto a Brasília.

Após a boa notícia referente à ampliação do parque nos noticiários mais atuais não são bons. Desde o dia 17 deste mês há um enorme esforço para combater o incêndio. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal gestor da Unidade de Conservação (UC), até o dia 23/10, cerca de  35 mil hectares (14,6%) foram atingidos. Este é o pior incêndio desde que o parque foi ampliado em julho deste ano.

Focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Fogo na Chapada dos Veadeiros

Incêndios no cerrado (bioma em que está localizado o parque) não são raros e há espécies até adaptadas a ele, mas  este incêndio não foi de causas naturais, assim o potencial de uma queimada com estas proporções é enorme para a fauna e flora, inclusive para os moradores da região, considerando a quantidade de fumaça que fica no ar. Os Municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás decretaram situação de emergência.

Nós do BioCamera Ação estivemos há uma semana em Alto Paraíso – GO, momento em que a situação ainda não era tão grave, mas mesmo assim já era possível perceber a quantidade de fumaça no ar (foto) atém de focos de incêndios não só no parque.

Fumaça na estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge

Sites e jornais da região noticiam a mobilização para combater o incêndio, o ICMBio informa que “além de brigadistas do ICMBio, do próprio parque e de outras unidades de conservação no país, participam dos trabalhos PrevFogo do Ibama, Grupo Ambientalista do Torto (GAT), Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura de Alto Paraíso. Centenas de voluntários estão em campo ou prestando apoio logístico à operação além de uma equipe do Zoológico de Brasília que auxiliará no resgate de fauna. Além disso, 4 aviões-tanque (que lançam água sobre as chamas) e três helicópteros estão mobilizados.

Segundo o ICMBio o fogo já atravessou a rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge e atinge também propriedades rurais da região.

A seca na região ainda não cedeu, geralmente no mês de outubro já começam as precipitações, mas este ano o mês de outubro está acabando e ainda houve pouca chuva. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE o risco de fogo ainda varia entre o “crítico” e o “alto” por uma semana.

O risco de fogo ainda é alto

Quem quiser acompanhar pode acessar o Facebook da Rede Contra o Fogo – Chapada dos Veadeiros (//www.facebook.com/redecontrafogo/), ou fazer a doação por meio do site de arrecadação (//www.catarse.me/redecontrafogoveadeiros).

Anterior Conhecendo o Oceanário de Aracaju do Tamar com BioCamera Ação # 3
Próximo ATÉ A NASA ESTÁ PREOCUPADA COM O FOGO NA CHAPADA DOS VEADEIROS

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *