BOAS NOTÍCIAS PARA O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS


ICMbio (Bruno Bimbato)

Fim do fogo

a expectativa de chuva também facilita a projeção de que o fogo não dure até a próxima segunda-feira (ICMBio)

Depois de muito trabalho árduo das equipes de voluntários, brigadistas e servidores de várias instituições da região (bombeiros do DF e GO, servidores do zoológico, veterinários de Minas Gerais), e até mesmo de uma “vaquinha” virtual para angariar fundos para combater o enorme incêndio que assola o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e região próxima, começam a chegar boas notícias.

Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, órgão responsável pelas unidades de conservação como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros,“a expectativa de chuva também facilita a projeção de que o fogo não dure até a próxima segunda-feira”.

O risco de fogo ainda é “crítico” na região (figura 1), mas segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe no prazo de uma semana o risco diminui para “médio” (parte amarela da figura 2).

Figura 1 – Risco de Fogo na Chapada dos Veadeiros 1 dia.
Figura 2: Risco de Fogo na Chapada dos Veadeiros 3 dias.

E a tão esperada chuva deve aparecer na região do parque nos próximos dois dias. Estão previstos apenas 5mm de chuva na região, segundo dados do Inpe. Não chega resolver, mas já ajuda com a elevação da umidade da região e para inibir o avanço do fogo.

Agora é torcer para que a previsão esteja certa e já começar a pensar na recuperação do parque.

Anterior Conhecendo o Oceanário de Aracaju do Tamar com BioCamera Ação # 4
Próximo Você já viu algo igual? Vale conferir esta curiosidade!

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *