Aumentou o número de mulheres na ciência


Agência Brasil
Agência Brasil

Metade do conteúdo científico produzido no nosso país hoje é produzido por mulheres.  A Elsevier, maior editora científica do mundo, divulgou o resultado de um relatório baseado em publicações acadêmicas feitas por mulheres. O estudo foi realizado em 11 países e na União Europeia.

A pesquisa concluiu que a porcentagem de mulheres que publicam artigos científicos no nosso país cresceu 11% nos últimos 20 anos e chegou a 49% do total de artigos produzidos. A pesquisa ainda conclui que Brasil e Portugal são os países que mais possuem publicações feitas por mulheres, comparado aos outros países estudados.

Mulheres e ciência / Agência Brasil

O número de mulheres pesquisadoras varia dependendo da área. No Brasil, uma em cada quatro publicações na área de medicina possui uma pesquisadora como autora principal. Em outras áreas como matemática e ciências da computação elas são minoria e 75% dos autores são homens, de acordo com a pesquisa.

Apesar do avanço feminino nas publicações de pesquisas, o mesmo não se repete nos cargos de liderança do universo científico, como nas reitorias, chefia de departamentos ou coordenação de linhas de pesquisa.

Matéria e dados: Revista Claudia 

Clica aí !

CLICANDO EM QUALQUER ANÚNCIO DESTE SITE VOCÊ JÁ ESTÁ NOS AJUDANDO A LHE MANTER BEM INFORMADO E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!
Anterior Professor usa fake news para ensinar o método cientifico em escolas
Este é o post mais recente.

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *