Aluna de instituto federal desenvolve plástico biodegradável a partir do maracujá


A partir da casca do maracujá, a estudante Juliana Davoglio Estradioto, desenvolveu um material reciclável para substituir embalagens de mudas de plantas. Juliana é uma estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), atualmente com 18 anos, cursa o último ano e dedicou o curso a estudar ciência e direcionou o seu trabalho à agricultura, principal atividade da sua família.

Observando a agroindústria de sua região, a estudante observou que os saquinhos plásticos que envolvem as mudas de plantas, são descartados e causam estragos à natureza.  Utilizando a casca da fruta, ela desenvolveu um filme plástico que, além de não agredir o meio ambiente, não danifica a raiz das mudas, diferentemente do que ocorre com o plástico convencional. Biodegradável, o plástico se decompõe em 20 dias, não precisando ser retirado no momento do plantio.

Ainda em caráter experimental, a pesquisa de Juliana já ganhou destaque no Prêmio Jovem Cientista, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela conquistou o primeiro lugar na categoria ensino médio, o que a motiva a seguir com os estudos e a apostar na produção do filme plástico em larga escala no futuro. Sua meta é fazer o curso de engenharia química.

 “Os alunos do ensino médio deveriam ser cada vez mais incentivados, porque a minha vida mudou tanto depois de fazer pesquisa e hoje eu tenho certeza de que a educação e a ciência são as coisas que mais transformam o mundo”, resume. “A gente tem que cada vez mais oportunizar que outros jovens tenham esse tipo de vivência”.

 

Fonte: //portal.mec.gov.br/component/content/article?id=71761:aluna-do-ifrs-desenvolve-filme-plastico-biodegradavel-a-partir-do-maracuja

Clica aí !

CLICANDO EM QUALQUER ANÚNCIO DESTE SITE VOCÊ JÁ ESTÁ NOS AJUDANDO A LHE MANTER BEM INFORMADO E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!
Anterior Desmatamento do Cerrado pode levar à extinção de milhares de plantas
Próximo Você sabe qual o tipo de lixo mais abundante nos oceanos?

Nenhum Comentário

  1. (Seu comentário está aguardando aprovação.)

    We plan on expanding to your PC soon, but fo the time being we
    are exactly 360 & PS3. When all is set we began on our favorite PSP track which
    could be the Singapore store. Ask the recipient exactly what game they would like. //Www.winplaycasino.co.uk/2019-top-online-slot-machines-tips/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *